Como limpar o climatizador de ar



Aprenda como remover o acumulo de sujeiras do climatizador de ar, melhore a qualidade do ar, evite reparos desnecessários, aumente a eficiência e a confiabilidade do seu eletrodoméstico fazendo uma simples manutenção de rotina no aparelho.

Quando não fazemos a limpeza do climatizador de ar regularmente o aparelho pode apresentar ruídos, falha na climatização e aumento do consumo de energia. Para que funcione de forma eficiente, os filtros de ar precisam estar limpos e desobstruídos, também pode ajudar a deixar o ambiente climatizado da forma correta, livre de fungos, ácaros e bactérias.

Embora alguns tipos de reparo necessitem de ajuda de um profissional, você pode mantê-lo limpo sozinho, geralmente demora só alguns minutos. Se fazer a limpeza não resolver o problema, você sempre pode levar o aparelho até uma assistência técnica especializada.

Para que você faça a higienização do aparelho sem grandes dificuldades, vamos dar algumas dicas sobre como limpar o climatizador de ar. Antes de começar, é necessário desligá-lo e retirar o plugue de alimentação da tomada.

Como limpar um climatizador de ar.

Dicas de limpeza de climatizador de ar

É possível limpar o painel de controle sem grandes dificuldades, para remover sujeiras soltas, use um pano seco e macio. Em caso de sujeira impregnada, utilize um pano úmido, macio e que não solte fiapos com algumas gotas de sabão neutro, sempre evitando de molhar diretamente com água o painel e outros componentes eletrônicos.

A limpeza externa do climatizador pode ser feita com um pano seco ou levemente umedecido e macio, para remover sujeira impregnada, use um pano levemente umedecido e sabão neutro. Não utilizar produtos abrasivos, podem riscar ou danificar o aparelho.

Lave o reservatório de água. Remova o reservatório de água e limpe a gaveta com água corrente, uma esponja macia e sabão ou detergente neutro e, em seguida, seque-o com um pano que não solte fiapos. Antes de recolocá-lo, assegure-se de que não haja nenhum tipo de resíduo no seu interior.

Os próximos itens da limpeza do climatizador de ar são os filtros. Remova o filtro de ar e filtro colmeia do aparelho, se existir, remova os suportes. Limpe-os com a ajuda de um aspirador de pó. Se estiverem muito sujos, lave-os em água corrente com detergente neutro, utilizando uma escova macia ou um pano que não solte fiapos. Enxágue em água corrente, antes de reutilizar o climatizador, certifique-se de que os filtros e demais componentes estejam bem encaixados e totalmente secos.

Para que seja feita a limpeza completa do climatizador de ar, não podemos nos esquecer das partes internas, limpe-as com a ajuda de um aspirador de pó.

Quando o climatizador de ar deve ser limpo

Se o aparelho estiver sendo utilizado em um ambiente com muito pó, faça a limpeza do painel e do filtro 1 vez por semana. Se é pouco utilizado ou é ligado em local com pouco pó, faça a limpeza do condicionador de ar mensalmente ou pelo menos a cada dois meses. Alguns modelos até contam com sistemas modernos de indicação luminosa, o que pode facilitar bastante.

Fazendo a limpeza do condicionador de ar corretamente você melhora o fluxo de ar e a eficiência da remoção de poeira. Sendo assim, você aumenta a durabilidade e reduz gastos com a manutenção.

Dicas e informações adicionais

Sempre leia as instruções de limpeza presentes no manual de instruções do eletrodoméstico, cada marca ou modelo pode apresentar diferentes recomendação de cuidados sobre como limpar o climatizador de ar.

Caso o filtro esteja muito gasto ou danificado, será necessário fazer a reposição, procure a assistência técnica autorizada do seu aparelho para mais informações.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário