Como limpar uma tábua de corte



Mantenha a sua tábua de corte de madeira ou plástico limpa, saiba como desinfetar e eliminar o mal cheiro, conheça algumas dicas para deixar esse utensílio de cozinha sempre higienizado e pronto para ser utilizado.

Superfícies não porosas como o vidro ou plástico são duráveis e mais fáceis de higienizar e limpar do que a madeira e, assim, o melhor é optar por utilizar esse tipo de tábua de frios ou de corte na cozinha, é melhor em termos de segurança alimentar.

A madeira é naturalmente um material poroso, com o decorrer do tempo pode apresentar pequenas fissuras e rachaduras nas tábuas de madeira, facilitando o abrigo de mofo, bolor e bactérias. Considere o uso de tábuas de corte diferentes para fazer o preparo de cada tipo de alimento.

Imagem de exemplo sobre como limpar uma tábua de corte de cozinha.

O primeiro passo para manter uma tábua de corte limpa é fazer a limpeza após cada utilização, evitando que os odores e manchas dos alimentos se impregnem na tábua. Após cada uso, lave com uma esponja macia e um pouco de detergente neutro. Em seguida, enxágue com água morna e deixe-a em posição vertical para permitir uma secagem correta.

Como limpar a tábua de corte de madeira

A tábua de corte de madeira não pode ser limpa na maquina de lavar louça, porque podem rachar facilmente, deve ser lavada com água morna e detergente neutro, enxaguada com água limpa e seca logo em seguida com a ajuda de um papel toalha. Evite prepara qualquer espécie de carne na tábua de madeira, incluindo peixes, aves e carne bovina.

Imagem ilustrativa sobre como limpar uma tábua de carne de madeira.

Quando não estiver em uso, sua tábua de carne deve ser mantida em um local seco, longe da umidade que pode acumular sujidades, mofo e bolor. Antes de utiliza-la para preparar alimentos, faça uma lavagem completa.

Como limpar a tábua de corte de plástico

A tábua de corte de plástico é a mais indicada para o preparo de qualquer espécie de carne, incluindo aves, peixes e carne bovina. Muito fácil de higienizar e limpar, o odor dos alimentos não se impregna tão facilmente.

Imagem ilustrativa sobre como limpar uma tábua de corte de plástico.

Tábuas de cozinha de acrílico, vidro ou plástico pode ser lavadas através de uma máquina de lavar louça, o que é uma maneira pratica e simples de limpá-las e higienizá-las. Também podem ser limpas facilmente com o uso de detergente neutro, esponja macia e água.

Como higienizar uma tábua de corte

É necessário dizer que a limpeza e desinfecção são duas coisas distintas,  realizar uma limpeza rápida pode proporcionar uma superfície limpa, mas não necessariamente higienizada da forma correta. Realizar a higienização ira eliminar bactérias e evitar a sua propagação. Assim, depois de limpar a sua tábua de carne, você pode desinfectá-la.

Podemos utilizar produtos domésticos e fáceis de serem encontrados, bicarbonato de sódio, vinagre, limão e sal, são boas opções para manter a sua tábua de corte de cozinha impecável.

  • Limpe a tábua com vinagre e esponja macia e limpa, utilize um frasco de spray para facilitar na limpeza, o vinagre é um bom desinfectante natural, esse tipo de limpeza pode ser realizado depois de cada utilização, deixe a solução por uns 5 minutos, enxague com água e depois seque com a ajuda de um papel toalha.
  • Mantenha a sua tábua de plástico, acrílico, vidro ou madeira limpa, faça uma pasta consistente utilizando bicarbonato de sódio, sal e água, esfregue a solução de limpeza com a ajuda de uma esponja limpa, quando estiver terminado, enxague com água, seque e guarde em um local apropriado.
  • Podemos fazer um higienização a cada mês utilizando uma colher de água sanitária em um litro de água, deixe o utensílio submerso em um balde apropriado juntamente com a mistura, deixe agir por 20 minutos, esfregue em seguida para uma melhor limpeza, enxague com água, seque e guarde em um local apropriado.

Como eliminar o odor de uma tábua de corte de cozinha.

Se a sua tábua de corte de cozinha acumular odores e cheiros dos alimentos que já foram preparados, esfregue-a toda com sal e a metade de um limão.

Tábuas de corte, principalmente a de madeira, desgastam com o decorrer do tempo, elas podem desenvolver fissuras difíceis de limpar, ou podem simplesmente acumular odores desagradáveis. Quando elas se desgastam, o melhor e substituí-las.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Deixe um Comentário