Como limpar um exaustor de banheiro



Para eliminar odores desagradáveis em todos os tipos de banheiros e lavabos, podemos instalar e usar um aparelho que puxa o ar para fora do ambiente. Este aparelho é conhecido como exaustor de banheiro, é utilizado para renovar o ar do ambiente e ajudar a eliminar o vapor e umidade.

Quando adequadamente limpo e, em perfeitas condições de uso, os exaustores de ar para banheiros podem evitar o acúmulo excessivo de umidade que pode ocasionar o surgimento de bolor e mofo. Para que este pequeno e pratico aparelho funcionando corretamente, você precisa limpá-lo regularmente, pelo menos duas vezes por ano.

Por mais cuidado que tenhamos na hora de limpar o banheiro, o exaustor é um dos locais onde a sujeira mais se acumula. O recomendável é que se faça uma manutenção em intervalos regulares para que a sujeira não se impregne, especialmente nas grades, local onde mais se acumula poeira e outras sujidades. Felizmente, limpar o exaustor não é uma tarefa difícil, existem algumas dicas que podem facilitar todo o trabalho.

Imagem de ilustração, limpar um exaustor de banheiro.

O primeiro passo é desligar o aparelho, antes de iniciar a limpeza, desligue o interruptor do exaustor, certifique-se de que ninguém volte a ligá-lo durante a manutenção e faxina.

Se o seu exaustor não é limpo a muito tempo, passe um aspirador de pó antes de retirar a tampa. Você pode poupar muito tempo evitando que grande quantidade de poeira e outras sujidades se espalhe pelo banheiro ao remover a tampa. Usando a escova do eletrodoméstico, retire o máximo de sujidades e poeira.

Depois de ter aspirado toda a poeira, coloque luvas de limpeza, e utilize uma escada para retirar a tampa do ventilador. A maioria dos modelos, permite remover a tampa e grade facilmente, mas em alguns exaustores, será preciso remover alguns parafuso com uma chave de fenda.

Pegue um pano limpo e que não solte fiapos, e limpe a poeira de toda a superfície, tanto quanto possível, tome cuidado para não se apoiar ou exercer muita força sobre as partes do ventilador. Você pode utilizar um pouco de limpador multiuso, aplicando diretamente no pano de limpeza. Evite umedecer muito o pano para que não danifique as partes eletrônicas do exaustor.

Quando estiver terminado, passe um pano macio, limpo, seco e que não solte fiapos para remover o excesso de umidade e produto de limpeza, caso necessário, repita os passo.

Em seguida, pegue a tampa do exaustor, e o limpe por dentro e por fora com a ajuda de uma escova e pano macio. Se a sujidade parece não soltar, utilize um produto desengordurante ou utilize um pouco de vinagre em um pouco de água morna. Faça a lavagem para obter o melhor resultado.

Depois que tudo estiver limpo, certifique-se que tudo esteja completamente seco, coloque a tampa novamente e verifique o resultado.

Dicas e informações adicionais.

  • Se o exaustor estiver fazendo alguns barulho durante o seu funcionamento, ele pode estar com problemas ou simplesmente sobrecarregado de sujidades, então tente fazer a limpeza antes de trocá-lo.
  • Estes exaustores de banheiro, sempre devem puxar o ar para fora da casa, transferir o ar úmido para outro cômodo não é recomendável, pode causar danos por umidade.
  • Pode ser instalado no teto ou na parede do banheiro, ao optar pela parede, deve ser instalado em locais altos e, em uma direção que não molhe.
  • Verifique se o exaustor utiliza algum tipo de filtro, se utiliza, verificar a necessidade de trocá-lo. Em casos de dúvida, consulte o manual do aparelho, deve constar o método de instalação, manutenção e limpeza.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário