Como limpar um exaustor de cozinha



Os exaustores de cozinha servem para sugar o ar do ambiente, ajudando a renová-lo e torná-lo mais agradável, facilita na remoção dos vapores e fumaças que são produzidos durante o preparo dos alimentos, permite eliminar o cheiro de fritura e odores desagradáveis.

Este tipo de exaustor é geralmente de fácil limpeza e manutenção, pode ser afixado em paredes, telhados e tubulações, é uma solução economicamente viável para quem deseja fazer a retirada de vapores e gorduras da cozinha, pode ser utilizado com a ajuda de coifas ou depuradores de ar.

Na cozinha, o exaustor é um dos locais onde a gordura mais se acumula, especialmente nas hélices, filtros e grades de proteção. Embora seja um pouco demorado, limpar o exaustor não é difícil, podemos utilizar produtos específicos ou seguir dicas caseiras. Acompanhe os passos necessários e aprenda como limpar um exaustor da cozinha facilmente.

Como limpar um exaustor de cozinha.

Limpando um exaustor de cozinha

A limpeza interna e externa do exaustor de cozinha deve ser feita em intervalos regulares, não utilize produtos abrasivos para não danificar ou riscar os componentes. Leia o manual de instruções. Depois, dependendo do tipo de material, você pode limpar todas as partes.

Para ajudar na remoção de sujidades impregnadas, poderá esquentar um pouco de água com vinagre e suco de limão. Com o exaustor ligado, deixe o vapor agir durante alguns minutos para ajudar a soltar a sujeira difícil.

Antes de começar a manutenção ou limpeza do eletrodoméstico, retire o cabo de alimentação da tomada. Para limpar a parte externa e interna, utilize um pano que não solte fiapos ou esponja macia umedecida com sabão neutro. Para sujidades de difícil remoção, utilizar um desengordurante suave ou neutro. Para o painel de controle, use uma esponja macia ou um pano levemente umedecido.

Se o exaustor é de parede, não utiliza coifa ou filtro, geralmente as pás e outras partes do ventilador acabam por ficar com uma grande quantidade de poeira e gordura acumulada. Você deve preparar uma solução de limpeza adequada para remover a sujeira ou utilizar um pouco de limpador multiuso.

Se o exaustor utiliza coifa em inox, é preciso limpar o inox da maneira correta para não manchar ou riscar, limpe-o no sentido do acabamento dado ao aço e seque logo em seguida.

Podemos fazer a manutenção dos filtros metálicos antigordura do exaustor com água morna e detergente. Retire o filtro e lave com uma esponja ou escova macia e detergente neutro. Se deseja praticidade, alguns modelos de filtros podem ser lavados em uma máquina de lavar louça. Se a sujeira é de difícil remoção, poderá deixar o filtro de molho, utilize algumas colheres de bicarbonato de sódio e água morna e, em seguida, proceda com a lavagem.

O filtro de carvão ativado, que está presente em alguns modelos de exaustores que tem a função depurador de ar não são laváveis e não devem ser limpos, recomenda-se a sua substituição em intervalos regulares ou de acordo com o manual de instruções.

Quando estiver terminado, seque completamente todas as partes do exaustor de cozinha e certifique-se de verificar se todas as partes foram fixadas corretamente antes de ligá-lo novamente.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário