Como limpar feltro



O feltro pode ser um tecido resistente ou macio e delicado, por esse motivo, deve ser limpo de maneira adequada para evitar estragos. Podemos utilizar o feltro para confeccionar diferentes objetos, pode ser encontrado em toda parte, como roupas, chapéus, mesa de bilhar, brinquedos, na indústria automotiva, projetos de artesanato e instrumentos musicais.

O feltro é feito por prensagem, não é tecido, podemos encontrá-lo em diferentes formatos, tamanhos e cores, embora seja bastante durável, versátil e fácil de usar, por ser feito de lã, com o manuseio frequente, pode se desgastar com o decorrer do tempo, é geralmente propenso a acumulo de manchas e sujidades.

Limpar feltro não é difícil, mas devemos tomar alguns cuidados durante a lavagem, em geral, é recomendável evitar utilizar a maquina de lavar roupa, secadora e água quente, porque pode deformar ou danificar o material. Seguindo algumas dicas caseiras é possível deixar o feltro limpinho como novo.

Como limpar feltro.

Se você tem um pano de feltro que foi decorado com peças decorativas, o cuidado deve ser redobrado durante a limpeza. Lantejoulas, adesivos, colas, fitas, rendas, apliques ou outros componentes decorativos podem se soltar se não tomarmos o devido cuidado, se for possível, evite molhar essas partes delicadas.

Passos para limpar as peças de feltro

Use uma escova de cerdas macias para remover a poeira, detritos soltos, também pode ser utilizada para alcançar locais de difícil acesso, onde as sujidades podem ter se acumulado.

Aspire o tecido usando um aspirador de pó, certifique-se de não utilizar toda a potencia do eletrodoméstico, mas que seja forte o suficiente para tirar toda a sujeira, poeira e os detritos soltos sem danificar o tecido, utilize-o em toda a superfície, vai ajudar a facilitar na próxima etapa da limpeza.

Antes de lavar a peça, podemos tentar uma limpeza superficial, ideal para remover pequenas manchas e sujidades, limpe suavemente o que quer que tenha sujado o seu feltro com a ajuda de um lenço umedecido. Se você acha que este método pode manchar a peça, não tentar, passe para a próxima etapa.

Limpe o feltro com um pouco de água, detergente neutro e escova macia, lave esfregando a peça e, em seguida, enxague para retirar todos os resíduos do produto de limpeza, esprema a peça para retirar o excesso de água. Molde o tecido para que seque da forma correta, deixe secar naturalmente, em posição horizontal.

Como higienizar e remover manchas do feltro

Se o feltro tem manchas sobre ele ou precisa ser higienizado, você pode usar vinagre branco para tirar a mancha e desinfetá-lo. Deixe a peça de molho em um recipiente apropriado, no máximo 10 minutos. Procure utilizar duas partes de água para uma parte de vinagre. O cheirinho característico de vinagre vai desaparecer com o tempo e vai deixar o pano bastante macio.

Proceda com a limpeza e utilize uma escova macia para ajudar a remover as manchas mais insistentes, quando estiver terminado, enxague o tecido com água para remover todos os resíduos. Molde o pano para que seque da forma original, deixar a peça secar naturalmente e horizontalmente.

Dicas e informações adicionais

  • Para não danificar as fibras, não torcer ou espremer muito o feltro.
  • Evite o calor excessivo, para que o item não fique sujeito ao encolhimento.
  • Para secar, coloque o tecido em um local fresco e seco, deixe secar ao ar.
  • Antes de lavar, certifique-se de testar um local escondido do tecido para confirmar a resistência da cor.
  • Antes de limpar, verifique a etiqueta de cuidados do fabricante.
  • Se você tem peças de roupas delicadas, considere a opção de levá-las para uma lavanderia especializada, geralmente, será feita a limpeza a seco, que é mais seguro para o feltro, evita deformar e remover a cor do tecido.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário