Como limpar Juta



A juta é uma fibra vegetal muito utilizada como matéria prima na indústria têxtil, é uma material versátil, durável, flexível e bastante resistente.

Juta é bastante utilizada para fazer decorações rústicas, mas também é utilizada para sacaria, confecção de tecidos, calçados e acessórios, como, por exemplo, tapetes, carpetes, toalhas, cordas, sandálias e telas.

Por ser um material feito a partir de fibras naturais, para aprender como limpar juta de forma eficiente, é importante seguir alguns cuidados de uso e também de manutenção.

 

Limpar tecido de Juta.

Limpando Juta

Aspirar a juta regularmente. Isso vai ajudar a remover poeira e sujidades soltas que podem estar sobre o produto. É ideal para evitar que a sujeira se acumule entre as fibras com o decorrer do tempo.

Se um derramamento ocorrer, para evitar maiores danos, limpar a juta imediatamente antes que a sujeira seque e se impregne nas fibras. Use um pano para secar a área molhada. O ideal é não esfregar o local afetado para não espalhar as sujidades.

Remova a umidade tanto quanto possível, qualquer tipo de líquido pode manchar o tecido. Se já existem manchas, usar uma mistura de metade de água morna e metade de vinagre, faça a remoção da mancha com a ajuda de um pano macio e seco.

Para evitar umidade excessiva, coloque o pano na mistura e torça-o bem. Quando terminar, seque bem a área com um pano seco e limpo, se necessário, repetir o processo.

A limpeza a seco é recomendada para qualquer peça de vestuário estruturada e forrada em juta, quando molhada a fibra pode encolher, ficar enfraquecida e quebradiça.

Antes de lavar juta, verifique a etiqueta com as instruções de lavagem e secagem que geralmente pode ser encontrada na peça. Se você precisa lavar peças de juta, lavar à mão em água fria usando um detergente neutro.

Manchas devem ser tratadas com um removedor de manchas neutro, que não tenham alvejante ou cloro em sua composição. Qualquer tipo de lavagem pode mudar a cor do tecido. Para obter os melhores resultados, seque a peça logo em seguida.

Antes de passar tecidos de juta, esticar a peça úmida ao seu tamanho e forma. Use o ferro na menor temperatura possível para evitar marcas e preservar as características naturais da fibra.

Dicas e informações adicionais

A exposição à luz solar direta é sempre um fator a considerar, todas as fibras de junta, tanto tingidas ou naturais, podem mudar de cor com o decorrer do tempo. Portanto, para conservar as características do material, seque a juta em local seco, arejado e longe da luz direta do sol.

Fibras de juta são bastante absorventes, portanto, podem encolher e expandir um pouco com as mudanças na umidade.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário