Como limpar a máquina de costura



A correta limpeza das máquinas de costura é essencial para o funcionamento adequado porque estas máquinas necessitam de manutenção constante devido a grande quantidade de acúmulo de poeira, fiapos ou pedaços de fio que podem se acumular dentro de seus mecanismos.

Máquinas de costura, como qualquer outro aparelho de uso diário, precisa de manutenção ocasional para que seja possível utilizar o equipamento da forma correta, possibilitado obter uma qualidade de costura superior e sem esforço.

Por isso é útil conferir o manual de instruções da máquina, além de possibilitar conhecer todos os seus vários componentes, ele também nos permite aprender como realizar de forma correta todos os procedimentos de limpeza do equipamento.

Como limpar a máquina de costura.

Instruções

Antes de iniciar qualquer procedimento de limpeza, certifique-se de desligar o aparelho e remover o cabo de alimentação da corrente elétrica.

É conveniente ter um kit básico de ferramentas e equipamentos para a manutenção da máquina, tais como escova de cerdas macias e rígidas, óleo lubrificante de máquinas de boa qualidade, um pano de microfibra ou de algodão que não solte fiapos.

Use apenas sabão ou detergente neutro em um pano umedecido levemente em água para limpar a máquina de costura. Faça isso somente na parte externa e sempre evitando os componentes eletrônicos. Nunca devem ser usados produtos abrasivos para não danificar a máquina.

Antes de usar a máquina ou durante o procedimento de limpeza, você deve remover os fiapos e poeira a partir ou sob os calçadores. Isto pode ser feito com uma escova dura. Isso ajuda a evitar o entupimento das partes e também que o fio seja envolvido com fiapos.

Quando a máquina começa a ficar barulhenta, pode existir fiapos ou óleo na barra ou lançadeira. Limpe a lançadeira e os dentes com a escova apropriada.

Limpe os acessórios que acompanham a máquina com a ajuda de uma escova, como a sapatilha de uso geral, abridor de pincel, guia de costura, prendedores, capa protetora e etc. Se você sabe como remover os acessórios, pode fazer isso para conseguir uma limpeza completa.

Periodicamente, você também pode ajustar os vários mecanismos que tenham parafuso na máquina para evitar que os componentes se movam para fora da posição correta.

Limpeza Completa

De vez em quando, você precisa realizar uma limpeza geral da máquina e realizar uma lubrificada. Isso vai evitar o desgaste prematuro e desnecessário das peças da máquina.

Para começar com a limpeza da área onde a bobina é colocada, remova primeiro a tampa com uma chave adequada e prossiga para limpar a bobina e o interior da máquina, usando um pequeno pincel. Se existir sujeira que seja difícil de remover, por estar em local de difícil acesso, também pode tentar passar um aspirador de pó cuidadosamente.

Uma vez que isso seja feito, utilize uma escova para remover cuidadosamente toda a sujeira e, se esse procedimento não for realizado de tempos em tempos, os restos de tecido e sujidades serão misturados com o óleo e podem se tornar sólidos, causando o que comumente se chama salto de ponto. Isso acontece quando o fio da boina não se liga ao fio superior.

Depois de remover toda a sujeira, pode passar um pouco de óleo de máquina nos componentes mecânicos. Quando terminar, lembre-se de limpar e colocar a tampa novamente.

Abra o compartimento do guia da barra e também limpe e lubrifique. É importante limpar o excesso de óleo, caso contrário, será absorvido pelo tecido e linha, deixando manchas difíceis enquanto você costura.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário