Como limpar objetos de porcelana



Por ser uma material delicado e frágil, limpar porcelana pode parecer complicado mas seguindo alguns passos podemos manter objetos de porcelana limpos sem muita dificuldade.

Em geral, limpar peças de porcelana branca às vezes torna-se uma tarefa difícil, especialmente quando se trata de limpeza de pratos, xícaras e outras louças de cozinha e utensílios de uso regular.

Tanto as sujidades causadas pelo uso diário e também as manchas amarelas causadas com o decorrer do tempo e, geralmente em peças antigas, podem deixar resíduos difíceis de tirar e quando tentamos remover a sujeira sem o uso de produtos adequados ainda podemos arranhar e riscar a porcelana. Por isso, deixaremos nesta matéria algumas dicas para limpar porcelana branca, suja ou encardida.

Como limpar objetos de porcelana.

Como lavar porcelana

Para lavar objetos de porcelana em sua casa, tais como louças ou objetos decorativos, basta usar um pouco de água morna, esponja macia e algumas gotinhas de detergente líquido neutro.

O procedimento é bastante simplificado porque você só precisa remover todas as sujidades com a esponja seguindo de um enxague em água. Se existem algumas manchas mais difíceis, deixe a mistura descansar por alguns minutos. Para concluir está tarefa, você pode passar um pano seco macio e que não solte fiapos.

Como limpar objetos de porcelana delicados

O primeiro passo é remover a poeira com um espanador ou pincel macio, em seguida, passe um pano de microfibra limpo e seco. Agora, use uma escova de cerdas macias para remover a poeira e sujidades impregnadas dos locais de difícil acesso.

Estenda uma toalha macia na mesa ou na bancada da pia para colocar os itens frágeis e que precisam ser limpos. Lave os itens de porcelana individualmente com água morna e com a ajuda de um detergente suave. Além disso, é recomendável lavar as peças em uma bacia plástica, já que até mesmo pequenos atritos podem danificar as porcelanas delicadas.

Quando terminar, enxague-as com água morna e coloque-as sobre folhas de papel de cozinha ou toalha macia e que não solte fiapos. Para que a sujeira ou poeira que possa estar presente no ambiente não grude nas peças, você poderá secar a porcelana e, em seguida, guardá-la na prateleira, armário ou em qualquer outro local adequado.

Remover manchas da porcelana

Ao limpar a porcelana, precisamos evitar usar alvejante, água sanitária e outros produtos abrasivos para evitar de danificar a peças, esmalte ou os seus acabamentos delicados.

Para remover marcas e tirar manchas dessas peças, poderá umedecer uma esponja macia e espalhar um pouco de bicarbonato de sódio, fazendo movimentos leves e circulares no local sujo. Se desejar, também poderá utilizar pasta de dente branca para limpar porcelana.

Outra dica que apresenta bons resultados é misturar uma solução com partes iguais de sal e vinagre, permitindo soltar as sujidades impregnadas das peças. Ao passar o produto, deixe descansar por cerca de meia hora para amolecer a sujeira e, em seguida, poderá fazer a lavagem e enxague da peça normalmente.

Para retirar manchas persistentes, remover a ferrugem, oleosidade ou gordura, poderá adicionar suco de limão na solução de limpeza, como alternativa, deixe a solução ser absorvida por mais tempo. Se você deseja utilizar um produto para limpar porcelana, você pode adquirir um limpador especifico para está finalidade em lojas de produtos de limpeza.

Dicas para limpar porcelana

Ao limpar porcelana, o procedimento mais importante é verificar o estado das peças primeiro. Se a porcelana está rachada, trincada ou começando a ficar desbotada, precisará evitar usar produtos abrasivos. Nestes casos, o ideal é fazer a limpeza a seco, removendo somente as sujidades impregnadas localmente.

Além disso, por ser um material frágil, é preciso evitar grandes mudanças de temperatura. Não use água muito fria para lavar ou enxaguar as peças que ainda estão quentes. Também precisamos evitar de usar água muito quente para enxaguar as peças, tomando cuidado com as partes banhadas de metal, o ideal é utilizar em temperatura ambiente.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário