Como limpar ouro



Saiba como manter e conservar sua peça de ouro sempre brilhante e com uma aparência de nova, conheça algumas dicas caseiras sobre como limpar ouro e veja como é possivel preservar a sua joia sempre em perfeitas condições.

O ouro é um metal nobre conhecido por sua beleza distinta e grande valor de mercado, é resistente a manchas e corrosão, é muito utilizado na confecção de joias preciosas, alianças, anéis, relógios, pulseiras, colares, brincos, medalhas, moedas e etc. Quando não limpo e conservado corretamente pode ficar opaco e sem brilho.

É uma matéria prima considerada rara se comparada com outros metais que encontramos na natureza, é possivel produzir diferentes peças e objetos a partir do ouro, antes de aprender a limpar ouro, é preciso entender que não só a falta de limpeza adequada, mas que limpá-las regularmente é ideal para manter o brilho e melhor estado de conservação, especialmente quando se tratar de joias.

Imagem ilustrativa sobre como limpar ouro.

Felizmente o ouro é fácil de cuidar e higienizar, podemos fazer uma limpeza e remover a sujeira facilmente utilizando produtos de limpeza barato e soluções caseiras fáceis de serem feitas, para limpar ouro engordurado ou com sujidades impregnadas utilize apenas água e sabão nutro.

  • Adicione água morna em um recipiente apropriado, coloque algumas gotas de detergente neutro e misture a solução de limpeza até formar uma espuma consistente.
  • Mergulhe a peça de ouro nessa mistura e deixe por 10 minutos.
  • Em seguida, lave as peças de ouro com a ajuda de uma esponja macia até que ela fique limpa e brilhante novamente, para peças pequenas utilize uma escova de cerdas macias.
  • Lave o ouro utilizando água e depois seque com um pano macio, limpo e que não solte fiapos ou utilize um tecido apropriado para polimento de joias.

Em alguns casos podemos tentar realizar uma limpeza mais aprofundada, ideal para quando existir a necessidade de retirar manchas e sujidades difíceis de serem removidas sobre o ouro.

  • Faça uma mistura de limpeza utilizando um litro de água com algumas gotas de amônia em um recipiente apropriado, em seguida adicione sabão de coco na mistura.
  • Coloque a peça de ouro na solução de limpeza e deixe-a durante cerca de 60 segundos.
  • Em seguida, faça o polimento do ouro delicadamente utilizando uma flanela macia e que não solte fiapos para obter o seu brilho característico.

Imagem ilustrativa sobre como limpar peças de ouro.

Existem produtos no mercado que são específicos para devolver o brilho e polir ouro, geralmente funcionam muito bem,  mas também podemos utilizar produtos e dicas caseiras que apresentam resultados satisfatórios. Um dica simples e eficaz para polir ouro é utilizar batom vermelho

  • Passe um pouco de batom e um pouco de algodão, passe um pouco também por toda a área da peça de ouro que será polida.
  • Em seguida passe o algodão sobre a peça, como se fosse lustrá-la, faça movimentos circulares até que as manchas escuras sejam removidas e o brilho seja restaurado.

Evite sempre utilizar produtos abrasivos que possam arranhar ou danificar suas joias ou outras peças de ouro, se possivel, retira-las quando utilizar cosméticos, perfumes, sabonetes e outros tipos de produtos que podem entrar em contato com a peça. Limpe as peças depois de cada utilização com a ajuda de uma pano macio e que não solte fiapos ou pano de camurça, guarde em um local apropriado, embaladas separadamente e longe de umidade ou calor excessivo.

Se você não deseja utilizar nenhuma dica caseira para limpar ouro, saiba que é possível consultar um profissional especializado ou um joalheiro de confiança para uma limpeza mais profunda, ideal para recuperar o brilho e a durabilidade da sua peça sem risco de danifica-la.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário