Como limpar uma pia de aço inox



Nesta matéria, deixaremos algumas dicas e truques caseiros para quem deseja saber como manter uma pia de aço inoxidável com o seu brilho característico e aspecto de nova.

Embora o aço inox seja um material bastante resistente, durável e de fácil conservação, é preciso alguns cuidados para manter esse tipo de metal limpo, livre de manchas e ferrugem.

Para Limpar a pia de aço inox da cozinha é preciso utilizar um limpador não abrasivo e uma esponja macia. Além disso, também podemos remover manchas, marcas de água e sujidades impregnadas utilizando produtos caseiros.

Como limpar uma pia de aço inoxidável.

Leia também: como limpar o ralo da pia.

Instruções

Antes de começar, remova todos os pratos e outros utensílios de cozinha que podem atrapalhar ou dificultar na limpeza. Lave a pia e cuba de aço inoxidável com a ajuda de um detergente neutro de lavar louças, água e esponja macia.

Se existem sujidades impregnadas, pontos opacos ou bastante oleosidade que não quer sair com o detergente suave, você pode tentar utilizar água morna e sabão em pó específico para lavar roupas.

Utilize uma escova de dentes velha para esfregar as áreas de difícil acesso, geralmente nos cantos da cuba, bordas do ralo, ao redor das torneiras e no chuveirinho para torneira.

Quando terminar, enxaguar com água. Mantenha a pia da cozinha limpa e sempre seca para evitar o aparecimento de manchas de líquidos. Seque toda a superfície com a ajuda de uma pano macio e que não solte fiapos.

Remover manchas da pia de aço inoxidável

Antes de usar um limpador de aço inox para tirar manchas persistentes, você pode tentar um truque caseiro. Além de ser um produto bastante utilizado para a limpeza doméstica o bicarbonato de sódio é mais acessível se comparado aos limpadores convencionais.

Em uma tigela apropriada, misture algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com água morna o suficiente para fazer uma pasta consistente. Aplique a pasta que foi feita sobre toda a superfície ou somente nos locais manchados, deixe o produto por meia hora e, depois, esfregue com um pano levemente umedecido. Para finalizar, enxágue bem e seque logo em seguida.

Como polir e desinfetar a pia de aço inoxidável

Ocasionalmente, você pode precisar desinfetar e remover odores desagradáveis da pia. Alguns produtos de limpeza para a pia da cozinha são desinfetantes eficazes e não danificam o acabamento escovado.

Porém, você pode utilizar vinagre, uma alternativa simples e eficiente, que além de ser um desinfetante natural, também permite restaurar o brilho e tirar manchas de água que secou na pia.

Aplique o vinagre em um pano ou utilize um borrifador para espalhar o produto por toda a superfície. Em seguida, limpe com um pano de microfibra. Quando terminar, enxágue com água e lustre a superfície logo em seguida para restaurar o brilho com uma toalha ou pano seco que não solte fiapos.

Tratar e Restaurar o Brilho

Um truque para deixar o aço inoxidável da pia brilhante é passar um pouco de óleo de bebê ou azeite de oliva. Depois de ter limpo toda a superfície, coloque uma pequena quantidade em um pano macio e seco, passe o pano no sentido das linhas do acabamento. Agora, resta deixar o produto escolhido por alguns minutos e, em seguida, passe um papel toalha como se estivesse polindo o inox.

Dicas e informações adicionais

  • Não é preciso usar produtos abrasivos para limpar aço inoxidável, evite soluções que contenham alvejantes e utensílios que podem riscar ou causar danos ao material. Os produtos de limpeza à base de cloro não são recomendados, se não forem completamente enxaguados com água podem acabar corroendo e até enferrujando o acabamento do metal;
  • Antes de usar qualquer método de limpeza, procure seguir as instruções de uso na embalagem. Além disso, teste em uma área não visível primeiro porque alguns produtos podem acabar manchando o material;
  • A manutenção de rotina pode fazer com que a limpeza de aço inoxidável seja uma tarefa menos complicada, garantindo o brilho das pias e das cubas de inox por muito mais tempo;
  • Se nenhuma das dicas funcionaram para tratar inox manchado, você também pode tentar usar limpadores de vidro ou polidores de metais, que geralmente são utilizados para limpar objetos e joias de prata.
  • Durante a higienização, não faça movimento circulares, procure sempre esfregar o inox seguindo um padrão linear e no sentido da linhas ao invés de usar movimentos circulares. Assim, você mantém o acabamento escovado do utensílio.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário