Como limpar piso de tijolo



Além de possibilitar aplicar um efeito rustico e decorativo, os tijolos no piso são elementos funcionais. O revestimento é fácil de manter e pode ser usado em qualquer ambiente ou comodo da casa, especialmente em áreas que precisam ser limpas diariamente como quintais, jardins, corredores ou na cozinha.

Limpar o piso de tijolo constantemente é o melhor truque para mantê-lo sempre em perfeitas condições, possibilita torná-lo com aspecto brilhante e novo sem muito esforço.

Os tijolos podem ser selados ou não, sendo que os selados são mais fáceis de cuidar e de manter porque receberam uma cobertura protetora, o que ajuda a tornar a limpeza facilitada. No entanto, por ser um material poroso, o procedimento feito de forma inadequada pode aumentar a umidade no interior do piso.

Selado ou não, é possível limpar o piso de tijolo retirando manchas, limo e sujidades impregnadas seguindo algumas instruções simples.

Como limpar pisos revestidos de tijolos.

Instruções

Embora a manutenção de rotina feita com uma vassoura ou aspirador de pó possibilite remover a maioria da sujeira, também precisamos realizá-la quando é necessário lavar o piso de tijolo para remover sujidades impregnadas.

  • Varra com uma vassoura de cerdas duras ou aspire todo o piso, certifique-se de remover todas as sujidades e argamassa solta entre os tijolos e as fendas ou cantos;
  • Agora, podemos escolher entre duas opções, usar uma solução bastante leve de qualquer detergente neutro, acrescentando o suficiente para formar uma espuma consistente para cada litro de água morna, ou usar vinagre, uma xícara para cada litro de água morna;
  • Esfregue a solução de limpeza sobre o piso de tijolo com a ajuda de uma escova ou vassoura de cerdas duras. Retire toda a sujeira, certificando-se de acalçar todas as fendas e cantos;
  • Mergulhe um pano de chão na mistura e, em seguida torça-o bem para retirar o excesso. Passe o pano úmido no piso de tijolos para tirar manchas e limpar a poeira remanescente;
  • Para finalizar, passe uma toalha ou pano seco no piso ainda úmido, isso fará com que o piso seque sem manchas de água, também ajuda a evitar que a poeira no ambiente caia impregne-se no piso ainda úmido.

Remover manchas

Depois de realizar o procedimento de limpeza, remova manchas do piso de tijolo com uma pasta fina de bicarbonato de sódio, água morna e vinagre.

Misture o suficiente para fazer uma pasta e, em seguida esfregue-a diretamente nas áreas com manchas ou sujidades persistentes, deixe-a descansar por alguns minutos.

Agora, comece a esfregar o local com a ajuda de uma escova de cerdas duras. Se já é possível visualizar uma melhoria, continue esfregando até que as manchas sejam removidas. Se as manchas não somem, despeje vinagre sobre a mancha e deixe-a descansar por mais 15 minutos.

Continue a esfregar, conforme necessário e quando terminar, lave o chão com água limpa, use um pano ou toalha para secar os tijolos.

Dicas e informações adicionais

  • Depois de realizar todo o procedimento, verifique se o pisos estão limpos o suficiente. Por ser um material poroso, em alguns casos, as manchas mais persistentes não serão removidas satisfatoriamente, nestes casos, você pode considerar pintar o piso de tijolo utilizando uma tinta apropriada para pisos, que geralmente é muito resistente;
  • Alguns produtos podem desbotar ou manchar o piso, certifique-se de testá-los em pequenos locais antes de usá-los em grandes áreas, preferencialmente em locais que não sejam visíveis.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário