Como limpar o ralador



Se você deseja deixar o seu ralador sempre em perfeitas condições e pronto para ser utilizado, existem algumas dicas simples mas eficientes que ajudam a tornar a tarefa de limpar um ralador bastante facilitada.

O ralador é um utensílio indispensável em qualquer cozinha, e um dos mais versáteis, ajuda no preparo de diferentes refeições, agilizando no processo de ralar alimentos.

Geralmente o ralador é multiuso, podemos ralar queijos, frutas, especiarias, verduras, legumes e vegetais. Depois de utilizá-lo é comum alguns alimentos se acumularem e impregnarem, o que pode dificultar na limpeza.

Lavar o ralador imediatamente após o uso pode facilitar bastante, se você esperar muito tempo, então sim, o alimento ralado poderá secar e grudar, não será fácil de limpar.

Ralador de cozinha.

Como limpar raladores

Para limpar o ralador e remover alimentos que ficam impregnados e endurecidos, poderá ralar uma batata crua, assim o alimento grudado sairá facilmente.

Para higienizar o ralador é possível utilizar limão e vinagre, passe a metade de um limão com vinagre sobre todas as partes do ralador. Assim a sujeira sairá e o ralador será higienizado rapidamente.

Limpe o ralador utilizando água morna e detergente neutro, procure sempre limpar a partir do topo para a base. Para facilitar na limpeza, deixe-o de molho em água quente com detergente por cerca de 10 minutos. Para soltar sujeiras impregnadas, poderá usar uma escova de limpeza, também é possível utilizar uma escova de dentes. Neste caso, o recomendável é que você utilize a escova somente para lavar utensílios de cozinha.

Quando terminar, deixe o ralador secar naturalmente. Antes de utilizá-lo novamente, limpe-o com água e detergente.

Dicas e informações adicionais

Para facilitar na limpeza, unte o ralador com um pouco de óleo de salada ou azeite antes de usá-lo. Isso fará com que os alimentos ralados não grudem com facilidade.

Se nenhuma das dicas funcionarem, coloque o ralador no congelador por algumas horas. Os pedaços de alimentos que ainda restam na superfície do ralador deverão sair com mais facilidade.

As dicas neste artigo aplicam-se a praticamente a todos os tipos de raladores, como por exemplo os de dois ou quatro lados.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário