Como limpar Sofá de Linho



O linho é uma fibra resistente, respirável e absorvente, é um tecido utilizando em uma grande variedade de itens, incluindo toalhas, rendas, tapetes, roupas e sofás.

No entanto, o tecido de linho tem algumas desvantagens porque pode encolher quando lavado pela primeira vez, enruga facilmente, dando uma aparência descuidada. Além disso, também não é tão fácil de limpar quanto o algodão.

Limpe o estofamento de linho regularmente para mantê-lo em perfeito estado utilizando produtos e objetos que você talvez já tenha em casa.

Como limpar o sofá de linho.

Instruções

Verifique a etiqueta de cuidados para determinar se os seus estofados precisam ser limpos ou lavados a seco, a vapor ou utilizando produtos suaves. Se deseja praticidade, também pode utilizar um limpador profissional de estofamento de linho.

O linho é uma fibra natural e antiestática que não atrai pó. No entanto, para evitar sujeira é melhor aspirar todo o sofá antes de limpar. Feito isso, basta passar um pano umedecido em água e, em seguida secar para que pareça novo. Certifique-se de escovar e aspirar todas as ranhuras, lados e almofadas.

Você pode remover as sujidades do estofamento de linho lavando a área afetada com água morna. Remova a sujeira do sofá esfregando suavemente a área afetada com um pano úmido.

Para uma limpeza completa, use apenas água morna para lavar tecidos de cor clara, incluindo o branco. Use água fria para lavar as cores mais escuras. Certifique-se de usar um detergente suave diluído em água morna. Enxaguar bem após a lavagem para remover completamente os resíduos de sabão e seque em seguida com um pano que não solte fiapos.

Ao limpar o sofá de linho, lembre-se de não encharcá-lo. Além de demorar para secar, também pode ser danificado. Não esfregue ou escove tecido de linho molhado, pois pode deixar rugas e manchas no tecido.

Remover manchas do estofado

Quem precisa remover manchas difíceis pode utilizar uma dica caseira para limpar o sofá de Linho, sem a necessidade de produtos específicos. Não deixe a mancha secar, quanto antes você limpá-lo, maiores as chances da mancha não se impregnar no tecido.

Primeiro, faça uma pasta de limpeza ao misturar meio copo de vinagre, duas colheres de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Feito isso, passe a mistura no local afetado com a ajuda de um pano umedecido na mistura.

Depois, passe uma escova de cerdas macias no sentido da fibra do tecido do sofá. Além disso, evite movimentos circulares para evitar de deixar manchas. Remova o excesso do produto com um pano úmido em água, Para finalizar, passe um pano seco e deixe o sofá em um local ventilado e na sombra.

Impermeabilizar Sofá de Linho

A impermeabilização evita que o móvel manche caso seja atingido por líquidos. Se optar por impermeabilizar o seu sofá de linho em casa, procure optar por produtos de qualidade e seguir as instruções do fabricante. Em geral, fazendo isso é possível adicionar repelência ao tecido impedindo que diferentes tipos de respingos se transformem em manchas.

Como alternativa, também é possível encontrar profissionais que façam esse tipo de serviço a um custo relativamente acessível, o que também permite não alterar a aparência e a maciez do sofá.

Dicas e informações adicionais

  • Remova as manchas imediatamente após a sua formação. Deixar uma mancha secar tornará mais difícil o trabalho de remover depois.
  • Teste qualquer método de limpeza que você escolher em uma área escondida do tecido antes de usar em todos os lugares.
  • Leia a etiqueta com as instruções de cuidados do fabricante antes de tentar limpar o sofá.
  • O estofamento de linho não é limpo com água sanitária, alvejantes ou outros produtos abrasivos.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário