Como limpar um sofá de microfibra



Quer aprender como deixar o sofá de microfibra limpo utilizando produtos de limpeza simples e eficientes que podem ser usados para remover diferentes manchas do estofado? Acompanhe o artigo que preparamos com diferentes truques e dicas de limpeza de estofados de microfibras.

O sofá de microfibra pode ter diferentes acabamentos, pode ser estampado, liso, ou ter um toque aveludado e agradável, semelhante à camurça ou couro. Por ser feito de tecido sintético, geralmente poliéster, tende a ser durável, econômico e fácil de higienizar.

Limpar o sofá de microfibra corretamente possibilitará que o mobiliário dure por muito mais tempo e que a qualidade do tecido do estofado seja mantida.

Como limpar um sofá de microfibra.Leia também: como limpar sofá de couro.

Manutenção de rotina

Sofás, poltronas, sofás-camas e outros estofados, como cadeiras e puffs, estão vulneráveis a diferentes tipos de manchas, como também podem sujar devido as partículas de poeira e sujidades que estão presentes no ambiente e, por este motivo, para manter seus móveis estofados limpos, é importante higienizá-los frequentemente.

A manutenção de rotina não só evita que o sofá fique sujo mas também permite lavar o tecido com menos frequência porque as sujidades não terão tempo o suficiente para aderir nas fibras, o que permite conservar melhor o produto.

Sempre que possível, aspire o sofá por completo para remover detritos e poeira. Sempre utilize o acessório acoplado no aspirador para aspirar tecido.

Retire as almofadas do assento, do encosto e todas as almofadas soltas. Aspire e escove todas as áreas possíveis. Para remover pequenas manchas do sofá, como respingos de alimentos ou líquidos, é possível esfregar a sujeira com um pano de algodão umedecido em água.

Para um sofá muito sujo e com forro removível, lave tudo na máquina de lavar em um ciclo delicado, com detergente suave que você já deve ter testado para verificar se deixa manchas. Antes de realizar o procedimento, você precisará verificar as etiquetas com as instruções de lavagem ou então lavá-las à seco.

Produtos para limpar estofados de microfibras

Podemos encontrar diferentes produtos específicos para a limpeza de estofados em quase todas as lojas de utilidades domésticas ou supermercados. Além disso, existem opções caseiras e mais acessíveis que você pode tentar em casa para limpar seus sofás e cadeiras de microfibras. Confira algumas opções:

  • Passar vinagre branco com a ajuda de um pano branco e macio é uma boa alternativa para remover manchas superficiais. Quando terminar, deixe o local ventilar para remover o cheiro característico do produto.
  • Já a solução mais simples e eficaz contra manchas mais resistentes é fazer uma mistura de água morna e detergente neutro. Misture bem a solução até fazer espuma.
  • Para limpar manchas não impregnadas no tecido, uma solução simples e pratica é utilizar lenços umedecidos para bebês. Além de não danificar o mobiliário, são relativamente acessíveis e fáceis de usar.

Limpeza do estofado de microfibra passo a passo

Aspirador de pó: antes de usar produtos de limpeza específicos para estofados, aspire o pó do sofá ou da cadeira primeiro para remover a maior quantidade de sujeira e poeira possível.

Limpeza geral: utilize apenas água, sabão neutro e um pano macio para espalhar delicadamente a solução pelo sofá, sempre passe uma quantidade mínima de água para não encharcar o material. Se existem sujidades persistentes, use uma escovinha de cerdas macias para esfregar o local suavemente, sempre no sentido das fibras.

Secagem: Seque os locais limpos com a ajuda de uma toalha branca e macia. Sempre evite de tentar acelerar a secagem, o calor em excesso pode danificar o estofado. Para que a secagem seja mais eficiente, permita que o ambiente seja bastante ventilado.

Remover Manchas do Sofá de Microfibra

Limpe manchas separadamente e sempre teste o método escolhido em um local discreto primeiro. Aplique uma pequena quantidade do removedor de manchas de estofados de sua preferência e diretamente sobre o local afetado, tomando cuidado para não saturar o tecido. Além disso, sempre leia e siga as instruções contidas no rótulo do produto primeiro.

Manchas difíceis podem ser tratadas diretamente e com diferentes produtos. Fazer uma pasta de limpeza com bicarbonato e vinagre em quantidades iguais é uma alternativa econômica, caseira e que permite remover diferentes tipos de sujidades com facilidade.

Outra alternativa é passar um removedor de manchas para tecido de microfibra, que não tenha em sua composição produtos abrasivos para não branquear o estofado colorido.

Utilize bicarbonato de sódio com um pouco de água morna para tirar manchas mal cheirosas, deixe o tecido secar e, em seguida, use o aspirador de pó para remover as sujidades restantes.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário