Como limpar tapetes de Juta



Acompanhe o artigo com dicas e informações que preparamos e aprenda como limpar tapetes de juta de maneira eficiente, sem danificar ou manchar as fibras do material.

A juta é semelhante à palha, bastante utilizada para fazer tapetes e outros objetos, como cadeiras, chapéus, poltronas e revestimentos de parede. Para manter a superfície sempre limpa e em boas condições, a fibra natural necessita de cuidados especiais.

A seguir, poderá acompanhar diferentes truques e algumas dicas para fazer uma boa manutenção desses tipos de tapetes.

Como limpar os tapetes de Juta.

Leia também: como limpar um tapete de Sisal.

Instruções

Em primeiro lugar, temos de passar aspirador em ambos os lados do tapete, incluindo ao redor e no chão onde se encontra colocado. Desta forma, a terra e partículas de poeira e sujeira não se acumulam entre as fibras.

É necessário evitar a umidade. A juta é um material que se deteriora facilmente quando em contato com a humildade. Portanto, é necessário colocar os tapetes em áreas secas da casa e limpá-lo sem utilizar muita água.

Se precisa remover manchas, poderá fazer isso passando um pano levemente umedecido com água somente no local afetado, ao fazer isso, pode colocar uma grande quantidade de sal em ambos os lados do tapete para ajudar a absorver a umidade. Fazendo isso, não será necessário limpá-lo em seguida, basta deixar secar bem e aspirar ou sacudir quando terminar.

Se existir manchas impregnadas, pode removê-las com a ajuda de uma espátula plástica. Caso não funcione, precisará preparar uma mistura de meio litro de água e uma colher de sopa de detergente líquido neutro. Faça a limpeza em ambos os lados com a ajuda de uma esponja macia e, em seguida, enxague com um pouco de água salgada, possibilitando restaurar o brilho das cores dos tapetes. Neste caso, você também precisará deixá-lo secar bem antes de usar.

Quando terminar, é muito importante que seja feita a completa secagem para não danificar as fibras e causar mofo. Se precisa limpar o tapete de juta é melhor escolher um dia ensolarado e com pouco vento para que a secagem seja completa e, em pouco tempo. Além disso, pode pendurar o tapete no varal para que o ar circule facilmente entre as tramas da fibra.

Para impermeabilizar e hidratar um tapete de juta, que tende a perder a flexibilidade com facilidade durante o decorrer do tempo, pode tratar o tapete com um pouco de leite, basta passar o produto com a ajuda de um pano macio e branco, apenas certifique-se de não encharcar muito a superfície e os cantos, aguarde até que esteja completamente seco.

Pronto! Agora que terminou, também pode se interessar em conhecer outras dicas de como fazer a limpeza da Juta.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário