Como Limpar Calçados: passo a passo, técnicas, dicas e mais



Não é fácil manter calçados impecáveis sem que seja necessário limpá-los regularmente. Quando você tira os seus calçados novos da caixa e começa a usá-los, eles vão começar a ficar sujos, cobertos de lama, com arranhões e manchas.

Para cuidar do seu calçado ao longo do tempo, recomendamos que você os mantenha corretamente, o que inclui armazená-los e limpá-los corretamente.

Essas dicas de limpeza passo a passo permitirão que você mantenha tanto os seus calçados sociais quanto os seus tênis de corrida cheirosos, higienizados e limpos seguindo apenas alguns passos fáceis.

Como limpar calçados

Como limpar seus sapatos passo a passo

Seguindo apenas 6 passos simples você consegue deixar o seu calçado com a aparência de novo por muito mais tempo.

1.Use uma escova de lavanderia

Depois de usar o seu calçado, seja ele um tênis, sapato ou bota, sempre remova o pó incrustado da sola, da entressola (peça que entremeia a sola e a palmilha de um calçado) e da parte superior com uma escova de lavanderia que esteja seca e que seja feita de cerdas macias. Como alternativa, você também pode usar uma escova de limpeza de sapatos ou até mesmo uma escova de dentes velha.

2.Prepare uma solução de limpeza suave

Misture água quente com uma pequena quantidade de sabão de lavar roupa ou detergente de lavagem de louça neutro. Para sapatos brancos ou de cor clara, você também pode preparar uma pasta de limpeza muito eficaz misturando em partes iguais uma quantidade de bicarbonato de sódio, vinagre incolor e água.

3.Lave os cadarços à mão

Para limpar os cadarços, retire-os dos seus calçados e aplique uma pequena quantidade da solução de limpeza que você preparou. Esfregue os cadarços com as mãos, enxugue-os e seque-os com um pano macio.

4.Lave as solas dos calçados

Aplique a solução de lavagem de calçados em uma escova de cerdas macias. Limpe completamente a sola e a entressola, tomando cuidado para não esquecer nenhuma área suja. Seque com um pano macio.

Nota: Se você precisar limpar as palmilhas dos calçados, remova-as, limpe-as com sua solução e certifique-se de esperar elas secarem antes de colocá-las de volta dentro de seus sapatos.

5.Limpe as partes superiores do calçado

A parte superior do calçado é a área mais visível e a que mais fica com aparência de suja e desgastada. Use a solução de limpeza e uma escova de cerdas macias para limpar as partes superiores. Não esfregue muito forte para não arranhar, tirar a cor ou danificar a superfície.

Quando estiver satisfeita com o resultado, use um pano de microfibra ou um pano macio e seco para limpar e remover o máximo de detergente e sujeira de sabão que ainda esteja visível. Repita se necessário. Tente evitar de esfregar muito, pois isso pode danificar o tecido do sapato ou dispersar quaisquer pequenas partículas residuais de sujeira.

6.Seque ao ar livre e na sombra

Um truque para fazer o calçado durar mais tempo e sempre secar ele depois da lavagem ao ar livre, em temperatura ambiente e na sombra. Certifique-se de que seus sapatos estão completamente secos antes de colocá-los de volta no armário. Para a maioria dos calçados de tecido, a secagem leva pelo menos 8 horas para ser completa.

É preferível que você seque o calçado na sobra. Isso evita desbotamento e descolamento da sola e de outros componentes.

Secagem e o Efeito do Calor em Calçados

Os calçados devem secar à temperatura ambiente, em um local bem ventilado. Para remover o excesso de água e facilitar a secagem, forre os calçados com papel jornal ou outro papel absorvente, por uma ou duas horas.

Um cuidado especial deve ser tomado com os solados de crepe. Com o calor ou exposição à luz solar muito forte, eles podem se tornar pegajosos. O uso de um talco ou pó de giz pode reduzir esse efeito.

Cuidados ao Secar

Jamais seque um calçado, seja ele de couro ou não, junto a fontes de calor intenso como secadoras de roupa, aquecedores, estufas, nem tampouco ao sol direto. Altas temperaturas e tentativas de acelerar a secagem afetarão negativamente o couro e outros materiais delicados, endurecendo-o e favorecendo sua quebra devido à perda de flexibilidade.

Solas de materiais sintéticos poderão amolecer e se deformar. O certo é que os sapatos sejam secos à temperatura ambiente e à sombra. Para auxiliar na absorção da umidade e, ao mesmo tempo, manter o formato do calçado durante a secagem, pode-se colocar bolas de papel jornal dentro deles, durante pelo menos uma ou duas horas.

Removendo Odores

Para eliminar fungos causadores de odores, pode-se passar um pano úmido embebido de vinagre incolor diluído em água por todo o calçado, incluindo a parte de dentro e solas.

Como alternativa, você também pode passar talco antisséptico que também é um ótimo removedor de odor ou um produto higienizador de sapatos spray como o Lysoform que permite eliminar cheiro de chulé em tênis, sapatos, botinas e etc. Outra opção mais econômica é utilizar álcool 70 ou bicarbonato de sódio na parte de dentro.

Dicas de aplicação de produtos de conservação

Sempre limpe o calçado antes de aplicar o lustro, pomada, talcos desodorantes ou produtos higienizadores. Nunca use esses produtos para remover a sujeira. Couros com cores naturais ou claras devem ser tratados com pomadas neutras ou com lustros à base de cera natural.

O tratamento final deve, sempre que possível, combinar com a cor do calçado. Aplicações excessivas de produtos podem causar alterações de cor, principalmente em materiais como couros de tonalidades delicadas.

Proteja saltos ou outras partes do calçado que tiverem cores ou materiais diferentes no momento da aplicação de produtos com cor. Ao usar produtos em aerosol, observe se ele dá boa cobertura, evitando encharcar o cabedal.

Polimento

Após a aplicação dos produtos, faça o polimento com movimentos rápidos e leves, usando um pano ou uma escova macia. O polimento final deve ser feito com um pano bem limpo e macio.

Com o tempo, os produtos de conservação aplicados vão se acumulando e prejudicando toda a aparência do cabedal (toda a parte superior do sapato). Nesses casos, limpe cuidadosamente utilizando produtos à base de solventes orgânicos, os mesmos vendidos para remoção de manchas de óleo e graxas.

Dicas de Limpeza de Acordo com o Material

Cada calçado pode ser feito de um material diferente ou de até vários materiais. Saber como cuidar de cada material pode ajudar a deixar o seu calçado como novo por muito tempo. Embora exista o desgaste natural, o que mais prejudica um sapato é a limpeza errada do material.

Limpeza de Calçado de Couro

Os cuidados com a limpeza de calçados de couro dependem do seu tipo de acabamento.

Acabamento normal (couros com uma camada de proteção, inclusive os tipos antique, os queimados com escova, anilina e natural).

Se o cabedal estiver somente empoeirado ou pouco sujo, limpe esfregando levemente um pano seco ou uma escova com cerdas macias, como as usadas para escovar roupas. Calçados muito sujos ou embarrados devem ser limpos logo após o uso, enquanto a sujeira ainda estiver úmida.

Primeiro remova os torrões com um pedaço de madeira ou uma espátula cega, limpando então com uma esponja macia, usando o mínimo de água possível. Não esfregue a esponja com muita força, pois a poeira e areia tem um efeito abrasivo, podendo danificar a superfície do couro. Após a limpeza, secar à sombra e aplicar um produto de conservação.

Os couros anilina e naturais exigem cuidado ainda maior, uma vez que têm pouca ou nenhuma proteção. Além disso, quando molhados, estes couros tendem a escurecer, recuperando a cor normal ao secar.

Acabamento de Verniz

Para eliminar qualquer sujeira, esfregue levemente um pano úmido. Normalmente, esses calçados não necessitam de muitos cuidados para sua conservação.

Limpeza de Calçados de Camurça

Calçados com cabedal de couro tipo camurça ou nobuck devem ser lavados com muito cuidado. Como não têm uma camada de proteção, muitas vezes recebendo apenas um tratamento de impermeabilização, a sujeira pode se impregnar entre as felpas e as fibras, dificultando a sua remoção. Sujeira normal e leves manchas de barro são removidas facilmente com escovas macias.

Limpeza de Calçado de Lycra e Stretch

A Lycra e o Stretch são matérias resistentes, de modo geral, não necessitam de maiores cuidados de conservação e limpeza. Basta uma boa lavagem com um pano úmido, esfregando o tecido até remover toda sujeira.

Limpeza de Calçado de Tecido

Os tecidos usados em calçados são dos mais variados tipos. Por isso, é necessário muito cuidado na sua conservação, pois o que pode ser adequado para um tipo de tecido, para outro pode não ser satisfatório.

De um modo geral, recomenda-se, no caso de calçados muito sujos, remover a lama seca com uma espátula cega, para que ela não penetre no tecido e dificulte ainda mais a limpeza. Depois, basta passar uma escova macia, como as usadas para lavar roupa.

Para sujidades difíceis, você pode lavar o calçado de tecido com detergente de roupa e uma escova macia. Deixe a mancha de molho em partes iguais de bicarbonato de sódio e vinagre ou utilize um removedor de manchas sem alvejante, sempre seguindo as recomendações de uso do fabricante.

Alguns tratamentos para conservação podem clarear o tecido. Faça sempre um teste do produto em uma parte não visível do calçado, como o cabedal ou lingueta.

Limpeza de Calçado Sintético

Para limpar um calçado sintético, utilize pano úmido. Não utilize produtos químicos. Não lave na máquina de lavar roupa, nem mergulhe na água quente. Seque a sombra.

Devido as altas temperaturas, nunca force a secagem deixando-o ao sol, colocando-o na máquina de secar ou atrás da geladeira, pois ele perderá suas características naturais de flexibilidade e conformidade. Os sintéticos metalizados podem soltar um pouco de revestimento, que em pouca quantidade é considerado normal.

Limpeza de Calçado de Atanado Natural

Limpe somente com pano úmido. Nunca usar produto químico ou sabão que contenha soda ou cloro. Para secar, somente a sombra. Não deixar secar ao sol nem utilize máquina de secar ou coloque atrás da geladeira. O contato com altas temperaturas prejudica o calçado.

Todos os procedimentos devem ser realizados com muito cuidado, uma vez que estes produtos têm pouca camada ou nenhuma de proteção. Além disso os couros quando molhados, podem escurecer e encolher.

Para reduzir odores causados pela transpiração, após o uso deixar o calçado em local arejado, na sombra e em descanso por no mínimo 12 horas. Para eliminar fungos causadores de odores, é aconselhável passar um pano úmido embebido de vinagre incolor diluído em água.

Se o cabedal estiver muito sujo, embarrado, o ideal e remover toda a sujeira possível logo após o uso. Esta remoção deve ser feita com uma esponja ou pano.

Como manter os calçados por mais tempo

Para manter por mais tempo os calçados bonitos e confortáveis, algumas informações são importantes. A conservação do produto, da aparência e das características principais das diversas matérias-primas empregadas no calçado depende de como o tratamos. Cuidando bem dos calçados, eles podem durar por muito mais tempo.

Dicas que Evitam Problemas

Os calçados também envelhecem e o seu desempenho e a sua aparência após algum tempo de uso depende muito de como cada calçado foi escolhido, usado, cuidado e conservado.

A escolha correta do calçado na hora da compra poderá definir como será o seu desempenho e a sua durabilidade ao decorrer do tempo: um sapato apertado demais pode se desgastar mais rápido devido às forças extras a que serão submetidos os seus componentes e materiais.

Além disso, através do uso incorreto a que se destinam, calçados podem sofrer de desgaste prematuro e pelo surgimento de defeitos que poderiam ser  evitados se cada modelo fosse destinado exclusivamente para o devido fim.

Não guarde seus sapatos em caixas de sapato por longos períodos de tempo. O armazenamento prolongado pode fazer com que certos materiais de calçados se deteriorem, particularmente em climas úmidos.

Um calçado que é limpo com regularidade, lavado corretamente, reparado logo que o problema se manifeste e conservado com produtos de limpeza adequados sempre seguindo as características de cada um dos materiais que o compõem, terá certamente uma vida útil maior e manterá por muito mais tempo todas as suas qualidades.

Tempo para respirar

Não utilize o mesmo par de calçado, dia após dia, sem descanso. É preciso tempo para que ele respire. Um calçado precisa liberar para o exterior a transpiração acumulada durante o uso. Isso ajuda a manter o seu par de calçado sem odor desagradável. O ideal é possuir pelo menos dois pares de calçados para cada atividade que você pratica (caminhar, correr, trabalhar ou passear) e alternar o uso, dando a cada um pelo menos um dia ininterrupto de descanso.

Limpeza Antes de Tudo

É fundamental que, antes de se aplicar qualquer produto para engraxar, higienizar ou dar brilho aos seus sapatos, que seja feita uma limpeza rigorosa para evitar que as partículas de pó ou terra permaneçam sobre o couro e posteriormente venham a arranhá-lo.

Se o sapato estiver apenas com poeira ou somente um pouco sujo, pode utilizar apenas um pano seco e limpo ou uma escova de cerdas macias para realizar a limpeza. Se estiver muito sujo e com barro grudado, os cuidados precisam ser redobrados.

Você deve tentar tirar a sujeira superficial primeiro. Além disso, remova toda a sujeira ainda úmida (isso evita grandes problemas). Para tirar a sujeira que sobrou, esfregue suavemente o local afetado com uma esponja macia e pouco úmida.

O mais recomendável é limpar, secar e guardar os calçados logo após seu uso. Nunca lave o calçado à máquina, nem mergulhe-o na água.

Suor Pode Prejudicar o Calçado

Sabe-se que qualquer pessoa saudável sua o seu pé, num ambiente de 20°C e 40% de umidade relativa e acaba liberando  durante 12 horas, de 20 a 50 gramas de suor. Fabricantes de calçados sabem disso e algumas indústrias já utilizam um sistema em suas palmilhas para ajudar a amenizar esse problema.

O suor precisa evaporar o mais rápido possível através do cabedal e das meias. Entretanto, no processo de evaporação, os componentes principais do suor como os sais minerais, uréia e ácidos graxos acabam estragando os materiais e componentes do calçado, afetando suas propriedades e diminuindo a sua vida útil. A transpiração também acaba criando condições propícias ao surgimento de fungos,bactérias e de mau cheiro.

Para diminuir os efeitos da transpiração, recomenda-se:

  • Escolher calçados fabricados em materiais com boa capacidade de absorção e liberação de umidade, como o couro;
  • Preferir calçados com forro (de material absorvente, como couro) aos não forrados, já que o forro reduz ou retarda os efeitos danosos do suor sobre o cabedal;
  • Trocar as meias frequentemente, preferindo as de fibras naturais às sintéticas;
  • Evitar o uso constante, dia após dia, de um mesmo par de calçado, dando-lhe tempo para eliminar o suor absorvido;
  • Após o uso, e antes de repousá-lo, é aconselhável embeber um pano em vinagre incolor (diluído em água), passando na parte interna do sapato. Isso ajuda na eliminação dos fungos que provocam os odores da transpiração.
  • Lavar os pés com frequência, aplicando produtos antissépticos capazes de eliminar o odor e prevenir o ataque de bactérias e fungos.

Lavar calçados na máquina de lavar roupas

Se você deseja lavar os seus calçados na máquina de lavar roupas, precisa verificar se isso é permitido na etiqueta de lavagem e de cuidados. Portanto, o primeiro passo é consultar a etiqueta do sapato ou tênis e verificar se a limpeza em máquinas de lavar é permitida. Caso contrario, você pode estragar o seu calçado ou até mesmo a máquina:

  • Antes de iniciar a lavagem, tire todos os acessórios removíveis, incluindo os cadarços e palmilhas.
  • Sapatos ou tênis muito sujo ou com barro, precisa ser pré-limpo antes de colocá-lo na máquina de lavar roupa. Tire o excesso da sujeira no tanque com a ajuda de uma escova de cerdas. Isso ajuda a lavar melhor e não deixar resíduos.
  • Com o excesso de sujeira retirado, coloque a língua do calçado para fora e ligue a máquina de lavar no modo de lavagem delicado.
  • Se possível, coloque os calçados dentro de saquinhos próprios para lavagem de roupas em máquina (eles servem para proteger peças delicadas dentro da máquina). Como alternativa, coloque seus sapatos dentro de uma fronha.
  • Não centrifugar. Você não deve centrifugar os calçados que são lavados na máquina. Além disso, recomenda-se secar na sombra.

Conclusão

Como podemos observar, sabendo como limpar diferentes tipos de calçados você acaba descobrindo que cada modelo precisa de um cuidado diferente. Seguindo a etiqueta de lavagem e de cuidados e mantendo a manutenção correta, você consegue manter um calçado como novo por muitos anos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone






Tópicos relacionados:


Deixe um Comentário