Como limpar uma chupeta



Geralmente, a chupeta é a única coisa que possibilita acalmar ou distrair seu pequeno na maioria das situações.

Mas o que você faz quando a chupeta cai no chão sujo, e com que frequência você precisa limpar a chupeta?

Conheça diferentes dicas de lavagem de chupetas para manter os germes e as diferentes sujidades longe da boca do seu pequeno.

Como limpar chupetas.

Leia também: como limpar uma cadeirinha de bebê.

Como limpar chupetas

Se você optar por uma chupeta de silicone, você pode colocar a chupeta na máquina de lavar louça sempre que quiser fazer uma limpeza completa. Coloque no suporte de talheres para evitar que ela se perca dentro da máquina de lavar louça. A água quente remove a sujeira e elimina muitos dos germes presentes.

Outra opção para limpar uma chupeta regularmente é usando água quente e sabão neutro, aquele que não contem cheiro. Este método geralmente deixa a chupeta limpa o suficiente, especialmente para bebês mais velhos que têm sistemas imunológicos mais fortes. Lavar a chupeta com sabão e água é uma opção rápida, que é perfeita quando o seu pequeno exige de volta imediatamente.

Para esterilizar a chupeta, coloque-a em uma panela com água fervente por cinco minutos. O calor da água em ebulição elimina a maioria dos germes da chupeta e remove os resíduos que são deixados com o tempo. Esterilizar é uma boa ideia quando você recebe uma nova chupeta e depois que seu bebê ficou doente.

Quantas vezes preciso limpar chupetas

A chupeta vai diretamente para a boca do seu bebê, então você quer limpá-la frequentemente para manter qualquer possibilidade de patogênicos afastados. A frequência com que você limpa depende, em grande parte, da frequência com que seu bebê usa a chupeta e do que acontece com ela enquanto a usa.

Sempre esterilize a chupeta do seu bebê antes do primeiro uso. Mesmo se for fechada dentro de um pacote ou embalagem, na fábrica, a chupeta pode entrar em contato com sujeira, germes e outros contaminantes em qualquer ponto do processo de produção.

Outra hora para limpar a chupeta do seu bebê é quando ela atinge o solo, especialmente em um local público. É preciso fazer isso porque você nunca sabe o que está presente no chão.

Se o seu pequenino é como a maioria das crianças dessa idade, você vai lavar a chupeta várias vezes ao longo do dia quando ela cai no chão. Para evitar isso, você pode utilizar um acessório, conhecido como prendedor de chupeta, que evita que ela cai no chão com tanta frequência.

Se a chupeta não cair no chão com frequência, é uma boa ideia fazer uma rápida lavagem diária com água quente e sabão. Você também pode jogá-la na lavadora de louças no final do dia para mantê-la limpa. É especialmente importante que os bebês com menos de 6 meses tenham chupetas limpas, portanto, lave-as com mais frequência quando o bebê for pequeno.

Limpeza ou Esterilização

Limpeza refere-se à remoção de sujeira e outros contaminantes da superfície da chupeta. Lavar a chupeta com sabão e água é um exemplo de limpeza. A esterilização acaba com a maioria dos germes da chupeta. O calor é geralmente o melhor método de esterilizar uma chupeta.

Depois de esterilizar uma nova chupeta em água fervente pela primeira vez, você não precisa esterilizá-la com muita frequência. Você pode ocasionalmente jogar as chupetas de seu bebê em uma panela de água fervente junto com os bicos das mamadeiras, mas a lavadora de pratos também pode fazer um bom trabalho ao eliminar os germes da chupeta.

Quando substituir chupetas

Não importa o quanto você lava as chupetas de seu recém-nascido, você eventualmente precisará substituir as chupetas. Quantas vezes, depende da quantidade de uso que a chupeta recebe. Em vez de substituí-las depois de um certo período de tempo, faça inspeções regulares para procurar sinais de desgaste aparentes. Coisas como descoloração, buracos e pontos fracos significam que é hora jogar a chupeta fora.

Você também precisa substituir as chupetas à medida que seu filho fica mais velho. Chupetas vêm em tamanhos diferentes para melhor atender bebês de certa idade. Se você der à sua criança uma chupeta projetada para um recém-nascido, ele pode colocá-la toda em sua boca, o que a transforma em um risco desnecessário.

Antes de iniciar qualquer tipo de limpeza de chupetas, procure seguir as instruções do fabricante e sempre tenha a chupeta em vários tamanhos, para que o seu filho nunca precise ficar sem o precioso item de conforto.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone






Tópicos relacionados:


Deixe um Comentário