Como limpar a cozinha do restaurante



Manter a limpeza de um restaurante é essencial para poder desenvolver bem o trabalho e agradar os clientes. Esses espaços são percorridos por inúmeras pessoas ao decorrer do dia, o que pode gerar bastante sujeira. Além disso, o uso da comida nos faz precisar ter um cuidado todo especial com a higiene da cozinha do nosso restaurante.

Manchas de comida e gordura, apenas as mais complicadas de serem removidas podem ser deixadas em todos os lugares, sem mencionar a bagunça que é deixada na cozinha quando o trabalho é terminado.

Você não deve complicar a limpeza da cozinha do restaurante sabendo que o truque para terminar tudo mais rápido é manter a organização e calma. Portanto, mantendo a ordem, não há necessidade de se preocupar.

Como limpar cozinha de restaurante.

Leia também: como limpar superfícies de inox.

instruções

Para começar, você precisa armazenar nos frigoríficos a comida que você quer guardar para o dia seguinte, bem como na geladeira, no armário e dispensa. Agora, você deve olhar atentamente todo o local e identificar todas as áreas complicadas, para que você tenha um esquema de trabalho. Fazendo isso, terá uma ideia de por onde começar.

Agora, você vai misturar o desinfetante com a água em um balde, tomando o cuidado de não esvaziar mais de meio litro de desinfetante a cada quatro litros de água. O chão e as paredes de azulejo são os locais mais complicados, então você vai enxaguar tudo primeiro com água e desinfetante. Para facilitar um pouco, deixe a solução de molho por alguns minutos e, em seguida, passe uma vassoura dura para esfregar até remover a sujeira. Depois, quando você umedecer tudo e esfregar tudo, com a ajuda de um rodo, você estará eliminando os excessos de água e notará que o chão ficará brilhante.

Com o chão limpo, você tem que organizar e lavar todas as panelas e louças sujas, recomendamos que você faça isso com água quente e detergente neutro, é a maneira mais fácil de terminar com a gordura e deixar todos os utensílios completamente limpos para o próximo uso.

Quando terminar, você usará um pano de algodão que não solte fiapos e limpará o excesso de água que permanece em alguns lugares. Não esqueça que todo resíduo de comida deve ser bem identificado e separado dos itens de reciclagem. Tudo que estiver em boas condições, deve ser revestido e refrigerado para evitar sua decomposição.

Como todas as atividades que acontecem na cozinha de um restaurante, o processo de limpeza é um trabalho em equipe, onde cada membro deve cumprir sua responsabilidade da maneira mais eficiente possível. Assim, por exemplo, o ajudante , deve esfregar e secar toda a louça e colocá-la no lugar onde ficará armazenada e pronta para o dia seguinte.

Como podemos perceber, alguns resíduos gerados em um restaurante podem ser inflamáveis. Tal é o caso dos produtos de limpeza ou da gordura mal removida da superfície. Portanto, levando em conta o quão próximos essas sujidades podem estar do fogão, o ideal é ter sempre a cozinha de restaurante limpa.

A limpeza e desinfecção das nossas instalações é essencial para que os clientes fiquem satisfeitos e queiram regressar ao nosso restaurante. Uma cozinha suja dá uma má imagem e gera insegurança.

Para correta higienização, é preciso utilizar produtos de limpeza comerciais, apropriadas para utilizar em lanchonetes e restaurantes. É possível encontrar esses produtos em locais especializados porque são vendidos de forma concentrada. No caso de isso não ser possível, também podemos sempre contratar uma empresa de limpeza especializada, que deverá adotar uma rotina de limpeza adequada.

Manutenção da cozinha de restaurante

A tarefa de revisão é essencial na limpeza de um restaurante. Devemos aplicá-la toda vez que utilizamos algo, conseguindo assim a correta manutenção de um restaurante. Por exemplo, se cortarmos algumas cebolas em uma tábua, o ideal é que, quando terminarmos, eliminemos os restos de comida da mesa e da bancada. Depois de limpar a tábua de corte e a faca usada, deixe a área e os utensílios prontos para realizar outra tarefa.

Para que tudo esteja pronto quando outros usuários chegarem e quiserem se sentar, quando alguns clientes terminam de comer, é preciso recolher os pratos sujos, levá-los para lavar, trocar a toalha de mesa, limpar a mesa e varrer o chão. No entanto, não devemos esquecer que, ao revisar tudo, também precisamos desinfetar o lugar.

Quanto à louça, temos que levar em conta que ela é limitada e que, se estiver suja, ocupa mais espaço e é mais difícil de limpar. Por esta razão, o ideal é que tenhamos uma máquina de lavar louça. Se possível, na cozinha, teremos uma bancada com pias duplas porque muitas vezes você precisa deixar os pratos sujos de molho para remover a gordura mais teimosa e depois colocar tudo na lava-louças, cuja água atingirá altas temperaturas, desinfetando tudo.

Limpeza diária

As cozinhas de restaurantes e bares estão em constante contato com vários tipos de alimentos. Por exemplo, a chapa de cozinha industrial que normalmente encontramos em cada restaurante e padaria é usada para fazer um sanduíche, para cozinhar um ovo ou fritar uma carne ou peixe. Esses alimentos não devem entrar em contato uns com os outros, uma vez que as propriedades originais de cada produto seriam alteradas, assim como seu cheiro, sabor, etc.

Por esta razão, não só precisamos eliminar as sujidades da superfície do metal, mas também é necessário limpar a chapa de cozinha ao final de cada horário de refeição com os produtos de limpeza apropriados. Outra dica útil é remover os restos da chapa com vinagre, pois é um desengordurante natural. Desta forma, vamos deixá-la impecável para o seu próximo uso e nos certificar de não contaminar qualquer alimento.

A desinfecção de cada área é muito importante na limpeza de um restaurante e deve ser feita pelo menos uma vez por dia. A cozinha deve ser tratada com produtos bactericidas pelo menos uma vez ao final de cada dia, mesmo que utilize o comércio somente para um tipo de refeição como o café da manhã, almoço e jantar. Se a cozinha ainda estiver aberta após o jantar, ela terá que ser desinfetada novamente antes que o restaurante feche.

O fogão, bancada e pia da cozinha devem ser desinfectados corretamente pelo menos uma vez por dia, antes de fechar as instalações. O mesmo acontece com o banheiro. Aproveitando o fato de que não há mais clientes no seu estabelecimento, podemos varrer e esfregar todos os cantos, eliminando o desperdício com produtos de limpeza, como detergente e água sanitária.

Para evitar que vários tipos de insetos ou outros animais proliferem na cozinha, é preciso manter a dedetização em dia. Além disso, é preciso manter as lixeiras com tampa e pedal sempre vazias ao final de cada dia de trabalho.

Ainda podem existir muitas coisas a serem feitas porque cada cozinha de restaurante possui as suas próprias particularidades. No entanto, seguindo as dicas que preparamos já é possível perceber que manter a cozinha do restaurante limpa é um procedimento trabalhoso e que requer bastante empenho do proprietário.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone






Tópicos relacionados:


Deixe um Comentário