7 maneiras eficientes de limpar azulejos e rejunte naturalmente



Nada faz um banheiro ou cozinha parecer descuidado e sujo mais rápido do que rejunte encardido e azulejos com gordura e outras sujidades.

Estes locais também tendem a abrigar bolor e mofo, que acabam deixando os rejuntes escuros e encardidos.

Confira o artigo e conheça tudo o que você precisa saber para dar a essas superfícies uma nova aparência e de maneira natural.

Maneiras mais poderosas de limpar azulejos e rejunte naturalmente

Leia também: como limpar rejunte de azulejo com um limpador caseiro.

Impedindo o crescimento de mofo e bolor

Cozinhas e banheiros são locais úmidos e quentes, com vapor, o que dá ao mofo e bolor a oportunidade perfeita para prosperar. E a superfície porosa e irregular do rejunte é o local ideal para o crescimento de fungos.

Ao reduzir os níveis de umidade nesses cômodos da casa, você reduzirá o crescimento de mofo no rejunte e nas superfícies de azulejos.

Uma limpeza rápida dos revestimentos após o banho ou depois de cozinhar pode ser tudo o que você precisa fazer para manter o pior do crescimento de mofo sob controle. Você também pode abrir janelas ou ligar um exaustor ou desumidificador para ajudar a arejar a casa.

A espuma de sabão, que pode ser acumulada com o uso de produtos de limpeza convencionais e produtos para cuidados pessoais, ajuda o mofo e bolor a aderir a essas superfícies e permite que eles cresçam rapidamente. Uma aplicação regular de produtos naturais para limpeza ajudará bastante a cortar esse resíduo.

Os perigos do alvejante

Como um dos produtos de limpeza mais usados, o alvejante com cloro geralmente é a primeira linha de defesa contra o mofo e bolor que aparece no rejunte e nos ladrilhos.

Também é incrivelmente eficaz na remoção do acúmulo de resíduos de sabão. No entanto, o alvejante tem alguns efeitos adversos que vão muito além da descoloração das roupas!

Conforme impresso no rótulo do produto, a simples inalação dos vapores desse líquido pode ser irritante para os olhos, pele e vias respiratórias.

De fato, um estudo recente sugere que a exposição passiva ao alvejante em casa está ligada a um maior risco de as crianças desenvolverem complicações e infecções respiratórias.

Além disso, o alvejante é um produto prejudicial para os rios, represas e a vida aquática, ele vem da família de produtos organoclorados que raramente são encontrados na natureza e levam séculos para se decompor.

A importância da limpeza

Para limpar de maneira eficaz azulejos e rejunte (com ou sem alvejante), é importante observar que é necessário fazer uma abordagem prática.

Enquanto o alvejante pode colorir o mofo branco para que você não o veja mais, é necessária uma lavagem rigorosa para colocar os produtos de limpeza nos minúsculos poros da argamassa, acabando de vez com o mofo e removendo os resíduos de sabão.

Uma escova de lavanderia é a ferramenta ideal para isso, enquanto os azulejos devem ser limpos com um pano ou esponja de cozinha. Agora que você sabe como o alvejante é prejudicial e que exige a mesma quantidade de esforço de lavagem que outros produtos, por que não procurar alternativas mais ecológicas?

Aqui estão alguns dos produtos naturais que você pode usar para obter azulejos brilhantes e rejunte branco e sem manchas.

1. Bicarbonato de sódio

Para uma limpeza leve e regular de manchas de água, resíduo mínimo de produto e poeira, a ação suavemente abrasiva do bicarbonato de sódio pode ser tudo o que você precisa.

Mergulhe uma esponja úmida em uma tigela de bicarbonato de sódio e use-a para esfregar azulejos, rejunte e outras superfícies de banheiros e cozinhas. Enxágue bem ou limpe bem com água morna.

2. Vinagre

Entre os produtos de limpeza naturais, o vinagre é um dos mais versáteis e eficazes. Sua natureza ácida significa que cria um ambiente que inibe o crescimento de mofo, bolor e algumas bactérias.

Também é fantástico para acabar com marcas de espuma de sabão, depósitos minerais, manchas de água dura e muito mais.

Misture partes iguais de vinagre branco e água em uma garrafa e pulverize generosamente sobre superfícies ladrilhadas. Deixe descansar por alguns minutos antes de esfregar com uma escova ou esponja. Manchas extremamente resistentes podem exigir a ação combinada de bicarbonato de sódio e vinagre. O vinagre também funciona como um agente preventivo diário e, portanto, borrife essa mistura sobre azulejos e superfícies de vidro antes de sair do chuveiro.

3. Sal

O sal acaba com o mofo, desidratando-os. Surpreendentemente, para que isso funcione, a área ao redor da mancha deve ser mantida molhada enquanto o sal é aplicado!

Para pisos ou outras superfícies planas, você pode esfregar a área com um pano úmido e polvilhar com sal, antes de esfregar nas partes rejuntadas. Deixe de molho durante a noite antes de limpar de manhã.

4. Suco de Limão

O suco de limão é o favorito de muitos limpadores profissionais seja por suas propriedades naturais ou por sua capacidade de clarear manchas. Ele tem exatamente a mesma ação quando se trata de rejuntes, é um removedor de manchas eficaz. Como o vinagre, o suco de limão fresco é ácido por natureza e cria um ambiente inóspito para mofo e bolor. Funciona melhor quando combinado com bicarbonato de sódio.

5. Bórax

Este mineral natural é um produto da evaporação sazonal de lagos de sal. É altamente alcalino, razão pela qual o bórax é tão eficaz na limpeza, desinfecção e desodorização. Use o bórax da mesma maneira que usaria bicarbonato de sódio: mergulhe uma esponja úmida em uma tigela de pó de bórax e esfregue até que seus azulejos e rejunte brilhem.

6. Peróxido de Hidrogênio

Quando nada resolve para clarear o rejunte e remover os mofos e fungos mais difíceis, é hora de usar o peróxido de hidrogênio para limpeza e desinfecção. Normalmente usado para desinfetar e higienizar, o peróxido de hidrogênio é um fungicida fantástico e um agente clareador.

Misture peróxido de hidrogênio com farinha branca para criar uma pasta grossa. Aplique no rejunte e nos ladrilhos e cubra com filme plástico. Deixe trabalhar durante a noite, antes de enxaguar bem com água fria.

7. Limpeza a Vapor

Um método incrivelmente eficaz de remover sujeira, resíduos de sabão, bactérias e mofo, os limpadores de vapor dependem de altas temperaturas e pressões para fazer seu trabalho. O melhor, o resultado é imediato e logo você consegue ver como é possível tirar as manchas do rejunte.

Essas máquinas não requerem produtos químicos ou produtos de limpeza naturais e, podem ser uma ótima opção de investimento para quem tem alergias a produtos de limpeza e a mofo.

Embora a limpeza a vapor seja ótima para linhas de rejunte e ladrilhos, ela não é adequada para juntas de silicone ou superfícies anodizadas ou esmaltadas.

Pronto! Você acabou de conhecer as 7 maneiras mais eficientes de limpar azulejos e rejuntes naturalmente. Se deseja conhecer outras dicas para manter a casa arrumada, pode acompanhar a matéria sobre como limpar vidros e janelas seguindo apenas alguns passos simples.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone








Deixe um Comentário