Como limpar um cortador de frios



Nesta matéria, será possível acompanhar um artigo sobre como limpar um cortador de frios corretamente, aprenda a higienizá-lo e lavá-lo seguindo dicas e métodos simples que podem ajudar a tornar a limpeza bastante facilitada.

A cada nova fatia, máquinas de cortar frios acumulam alimentos e outros detritos perecíveis. Realizar a limpeza e sanitização adequada é essencial para que o equipamento funcione de forma segura e eficiente, ajudando a evitar sujidades acumuladas e bactérias.

Seja para uso industrial ou para uso doméstico, limpar o fatiador de frios é essencial para o correto manuseio do equipamento, o recomendável é fazer a higienização antes de iniciar as atividades, ao utilizar o equipamento por um longo período de tempo e no final de sua utilização.

Antes de iniciar qualquer tipo de limpeza ou higienização no fatiador de frios, retire o plugue de alimentação da corrente de energia, utilize luvas de segurança e sempre procure seguir as recomendações disponíveis no manual de instruções do fabricante.

 

Fatiador de Frios.

Higienizar e limpar uma máquina de cortar frios

Ao começar, faça a remoção de todos os resíduos visíveis, retire os detritos e alimentos do fatiador com a ajuda de um pano umedecido em água e detergente neutro. Para limpar a máquina de cortar frios utilize um pano macio, limpo e que não solte fiapos, sempre evitando de umedecer ou molhar os componentes eletrônicos. Quando terminar, remova o detergente com um pano umedecido em água e, em seguida, seque bem a superfície com a ajuda de um papel toalha.

As partes desmontáveis e laváveis devem ser removidas e lavadas com a ajuda de uma escova com cerdas macias e detergente neutro, para que a limpeza seja eficiente, poderá ter atenção as partes de difícil acesso. Quando terminar de limpar, enxague bem todos os componentes que foram lavados e seque-os com um papel toalha descartável.

A parte não removível do equipamento também deverá ser limpa, faça a limpeza com a ajuda de um pano multiuso umedecido em água e detergente neutro. Em seguida, utilize uma escova de cerdas macias umedecida em água e detergente neutro para limpar toda a superfície e locais de difícil acesso. Em seguida, utilize um pano úmido para remover a solução de limpeza. Finalmente, utilize um papel toalha descartável para secar toda a superfície do cortador.

Também é importante limpar o local onde o aparelho é utilizado, remova o cortador de frios com cuidado para o lado e utilize um pano higienizado para limpar o balcão ou mesa, local onde o aparelho geralmente costuma ficar.

Higienize o fatiador de frios antes de montá-lo novamente, essa higienização deverá ser feita depois do aparelho ter sido lavado e enxaguado. Aplique uma solução desinfetante ao fatiador com a ajuda de um borrifador e pano multiuso limpo, se possível, deixe a solução de higienização secar naturalmente. A solução de higienização deve ser misturada de acordo com as indicações do rótulo do produto ou de acordo com as instruções do fabricante do aparelho.

Dicas e informações adicionais

  • O intervalo e o tempo da operação de limpeza dependerá exclusivamente do uso imposto ao fatiador. Em intervalos regulares será necessário fazer a manutenção do fatiador de frios, será necessario fazer a afiação e lubrificação do aparelho;
  • O acúmulo de resíduos dos produtos na máquina de cortar frios, geralmente perecíveis, podem prejudicar no funcionamento do aparelho, causar mau cheiro e estragar os alimentos, tornando-os impróprios para o consumo;
  • Durante a limpeza da máquina, poderá utilizar água morna e espátula plástica para facilitar na remoção de sujidades impregnadas.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário